segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

A comunicação e os movimentos humanos

A linguagem corporal e falada



A comunicação tem grande importância para todo o reino animal. A postura e os movimentos do corpo podem transmitir mensagens. Inclinar a cabeça, arquear as costas, fixar ou desviar o olhar, eriçar o pêlos ou as penas, tudo isso faz parte da comunicação de alguns animais, inclusive dos seres humanos.




























Na linguagem corporal da espécie humana vários movimentos que expressam informações, como o movimento das mãos, da cabeça, dos músculos da face, os sorrisos, as caretas, o aperto de mão e a agitação dos punhos. Há várias formas de comunicação por meio de gestos para pessoas com diferença de percepção auditiva e/ou oral ( surdo-mudo ). No Brasil, é utilizada a LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais -, que pode ser aprendida por qualquer pessoa.





Em alguns grupos de animais, como aves e os mamíferos, a comunicação por meio de sons é importante para a sobrevivência da espécie.
















A linguagem corporal é muito utilizada pelos seres humanos para comunicar-se, mas a voz é o principal canal de informações. A espécie humana é a única que tem uma linguagem formada por sons completos e articulados: as palavras.

Isso é possível graças a complexidade dos órgãos da fala e do cérebro.

  • O ser humano, diferentemente de qualquer outro animal, tem a linguagem falada caracterizada por um vocabulário.
  • A fala é um meio sem comparação para a troca de informações complexas. A fala é uma parte essencial das interações sociais ente os indivíduos da nossa espécie, Homo Sapiens.
A linguagem falada é, portanto, exclusiva do ser humano.

************************************************************************************
Após a leitura do texto realize as atividades abaixo:

I - Pesquise alguns gestos que são usados para comunicação entre as pessoas.

II - Segundo o texto, que característica(s) do sistema respiratório e/ou outras, tornam o ser humano capaz de formar os sons elaborados da fala?












































Um comentário: